Finep será a principal financiadora do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial coordenado pelo MCTI
Na terça-feira, 30/7, foi lançado na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação o primeiro Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O plano, solicitado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) no início de 2024, visa guiar o desenvolvimento e aplicação ética da IA no Brasil. A Ministra Luciana Santos entregou o plano ao Presidente na abertura da Conferência.
O PBIA inclui ações de impacto imediato e cinco eixos estruturantes, com foco em inovações sustentáveis e inclusivas baseadas em IA. Ele abrange diretrizes para pesquisa, desenvolvimento e regulamentação para garantir a segurança e a privacidade dos cidadãos.
A Finep será a principal financiadora do plano, com um investimento total de R$ 23 bilhões para o período 2024-2028. Desse total, R$ 15 bilhões serão geridos pela Finep através de recursos reembolsáveis, subvenção econômica, investimentos em ações e recursos não-reembolsáveis para ICTs (Instituições de Ciência e Tecnologia). Outros parceiros, como o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, BNDES, CNPQ e Sebrae, contribuirão com o restante dos recursos.
Celso Pansera, presidente da Finep, destacou a importância do PBIA para posicionar o Brasil no cenário tecnológico global e para o avanço seguro da IA no país. Elias Ramos, diretor de Inovação da Finep, ressaltou o papel da Finep no apoio a projetos de IA.