Plano brasileiro de IA terá supercomputador e investimento de R$ 23 bilhões em quatro anos
Na terça-feira, 30/7, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI), o primeiro Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O plano, solicitado por Lula ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) no início do ano, visa orientar o desenvolvimento ético e sustentável da IA no Brasil. O evento ocorreu no Espaço Brasil 21, em Brasília, e contou com a presença da Ministra Luciana Santos e do secretário-geral da conferência, Sérgio Rezende.
O PBIA propõe investimentos de até R$ 23 bilhões ao longo de quatro anos, incluindo a aquisição de um dos cinco supercomputadores mais potentes do mundo. O plano abordará diretrizes para pesquisa, desenvolvimento e regulamentação de IA, e os investimentos virão do orçamento, do FNDCT, e de contrapartidas do setor privado.
Lula destacou a importância do plano para o avanço tecnológico do Brasil e para a criação de empregos e oportunidades para jovens. A Ministra Luciana Santos elogiou a ousadia e viabilidade do plano, que se equipara aos investimentos da União Europeia.
O PBIA visa equipar o Brasil com infraestrutura tecnológica avançada e sustentada por energias renováveis, além de desenvolver modelos de linguagem em português com dados nacionais. O plano também marca a retomada do diálogo com a sociedade após um período de negacionismo.
A 5CNCTI, que ocorre até 1º de agosto, é o principal fórum de debate sobre o futuro da ciência no Brasil, com 320 palestrantes discutindo prioridades para as políticas públicas. O evento é realizado pelo MCTI e organizado pelo CGEE, com apoio de diversas entidades.
Sérgio Rezende, secretário-geral da conferência, defendeu a criação de uma política nacional para a Amazônia e o aumento dos recursos para ciência, tecnologia e inovação. A conferência busca construir a nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) até 2030, com foco em IA, mudanças climáticas, transição energética e financiamento à ciência e tecnologia.
Mais de 2.200 pessoas participam presencialmente e outras 2.000 acompanham virtualmente. Entre os próximos ministros a falar estão Marina Silva (Meio Ambiente), Nísia Trindade (Saúde), Camilo Santana (Educação), Flávio Dino (STF) e Jorge Messias (AGU). A 5CNCTI teve um recorde de 221 eventos preparatórios com mais de 100 mil participantes.