Regulamentação de IA: Brasil está colocando trancas e vai ficar para trás

O Brasil está adotando uma postura mais voltada para restrições e punições, em vez de fomentar a inovação no debate sobre a regulamentação da Inteligência Artificial, alerta Gil Giardelli, professor e especialista em Economia Digital. Ele destaca que essa abordagem pode prejudicar o desenvolvimento do país.

“Precisamos focar mais em educação do que em punição. O Brasil não pode se fechar para a maior oportunidade de prosperidade econômica global. Estamos afastando as startups de IA”, afirma Giardelli, que participou do SAS Innovate 2024, em São Paulo.

Ele acredita que o Brasil tem grande potencial para se tornar um dos principais centros mundiais de inteligência artificial, especialmente por ser um dos países com maior disponibilidade de energia limpa. Além disso, destaca o potencial do país para promover o empreendedorismo de alto impacto.

Aos profissionais que atuam no setor de IA, Giardelli aconselha manter a calma diante da velocidade das mudanças. “Tudo está acontecendo tão rápido que não conseguimos absorver todo o conhecimento, mesmo estudando intensamente. Não seremos mais os detentores absolutos do saber. A serenidade está em saber o que queremos fazer e continuar estudando.”

#JuntosSomosMais! Visite nosso site para mais informações

#ciberseguranca
#cibersecurity
#inovacao
#protecaodedados
#dataprotection
#assesprodf
#defesacibernetica
#juntosmais