Anatel abre consulta de novas regras para ETA com aplicações em redes 4G e 5G e para IoTs móveis por satélite em banda estreita
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está recebendo, até 9 de dezembro, contribuições para a Consulta Pública nº 48/2024, que visa atualizar os requisitos técnicos para a certificação de equipamentos do tipo Estação Terminal de Acesso (ETA). De acordo com dados da Anatel, o Brasil possui atualmente cerca de 256 milhões de assinaturas de acessos móveis, com 75% do mercado utilizando a tecnologia 4G e pouco mais de 8% conectados às redes 5G. Um relatório da Gerência de Certificação e Numeração da Anatel aponta um grande potencial de migração para o 5G, além da criação de novos serviços específicos para segmentos específicos, que poderão ser viabilizados por tecnologias emergentes.
Entre os novos padrões em discussão na consulta pública, destaca-se o 5G IoT-NTN (ou NB-NTN), considerado uma extensão das tecnologias de Internet das Coisas (IoT) já existentes. Essa tecnologia opera com satélites de baixa órbita em banda estreita, oferecendo uma solução eficiente para comunicação de dados, como em aplicações de IoT.