Governo de Minas aplica Inteligência Artificial na correção de redações e fortalece preparação de estudantes da rede pública para o Enem
A Inteligência Artificial (IA) não apenas está transformando nosso dia a dia, mas também está revolucionando a educação. Ela cria novas oportunidades para aprimorar a aprendizagem, personalizar o ensino e otimizar a gestão escolar.
Buscando melhorar o desempenho dos estudantes da rede pública estadual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), adotou neste ano a plataforma Enem-MG, desenvolvida pela editora Estudo Play.
O objetivo do Governo de Minas é aumentar o desempenho dos estudantes no exame, promovendo eficiência, equidade e competitividade.
Um dos recursos mais inovadores e amplamente utilizados pelos estudantes é a correção automatizada de redações manuscritas. Ao simplesmente fotografar suas redações e enviá-las pelo aplicativo, a IA avalia os textos e fornece relatórios detalhados de desempenho por competência. Além disso, oferece sugestões de melhoria em aspectos gramaticais, coesão, coerência e ampliação de repertório.