DF precisará de 20 mil profissionais de tecnologia em 2025
Com o mercado de trabalho passando por grandes mudanças devido à inclusão de novas tecnologias, os profissionais do Distrito Federal precisam se manter atualizados.
De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a capital do país precisará de 20.844 profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação (TI) até 2025. O estudo também indica a necessidade de formar 100.922 profissionais em diversas áreas até 2025 na capital.
No Brasil, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) prevê a criação de cerca de 800 mil novos postos na área de TI até 2025. Entre 2021 e 2025, estima-se que 53 mil profissionais se formarão anualmente, resultando em um déficit de 535 mil pessoas no setor.
Carlos Jacobino Lima, presidente do Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (SINFOR-DF) e sócio fundador da ISG Participações, destacou a importância de buscar profissionais qualificados nos dias atuais. “A demanda por mão de obra qualificada é um processo que se arrasta há alguns anos e foi intensificada durante a pandemia de Covid-19. A busca por profissionais de tecnologia é tão grande que tem forçado as empresas a entrarem em uma disputa acirrada, oferecendo altos salários para preencher as vagas ociosas”, afirmou.
Ele acrescenta que a digitalização acelerada em diversos setores da economia e o dinamismo da área de Tecnologia da Informação têm impulsionado as contratações, sendo o principal desafio encontrar profissionais com as qualificações necessárias para preencher essas vagas.