Ministério da Justiça vai capacitar servidores em cibersegurança e direitos digitais

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), abriu três editais para selecionar instituições de ensino superior que irão oferecer cursos de especialização a profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O investimento total será de aproximadamente R$ 3,6 milhões, beneficiando 680 agentes.

As especializações serão nas áreas de direitos digitais e segurança cibernética, inteligência e inovação no combate ao crime organizado, e proteção de grupos vulneráveis, em parceria com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.

O curso de direitos digitais e segurança cibernética, em colaboração com a Secretaria de Direitos Digitais (Sedigi) do MJSP, visa modernizar as operações de segurança pública, capacitando os profissionais para enfrentar crimes cibernéticos e proteger infraestruturas críticas, contribuindo para políticas públicas mais eficazes no cenário digital.

A especialização em inteligência e inovação no combate ao crime organizado foca no uso de técnicas avançadas para antecipar ameaças, adaptar-se às novas dinâmicas criminosas e promover a colaboração interinstitucional, visando desmantelar redes criminosas.

Já o curso de proteção de grupos vulneráveis capacitará os profissionais a identificar e proteger grupos em situação de risco, como mulheres, crianças e idosos, oferecendo respostas ágeis e apropriadas.

De acordo com Michele dos Ramos, diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, “essas formações refletem o compromisso da Senasp em aprimorar a capacidade dos profissionais de segurança pública para enfrentar o crime organizado e proteger os mais vulneráveis. Esses cursos são essenciais para modernizar e aumentar a eficácia das políticas de segurança no Brasil.”

#tecnologia

#JuntosSomosMais!

#ciberseguranca

#cibersecurity

#ia

#inovacao

#foco