Anatel promove evento paralelo do G20 sobre evolução tecnológica e os ODS da Agenda 2030 da ONU
O Ministério das Comunicações participou, nesta quinta-feira (12), do workshop “A evolução tecnológica e a transformação digital como pilares para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU”, organizado pela Anatel. Durante o evento, foram destacadas iniciativas como o Norte Conectado, a construção de Infovias na Amazônia e o programa Escolas Conectadas, que visam levar conectividade a todos os brasileiros.
O Secretário Nacional de Telecomunicações, Hermano Tercius, abordou o trabalho do Grupo de Trabalho em Economia Digital do G20, com propostas focadas em quatro áreas prioritárias: conectividade universal e significativa, governo digital, integridade da informação e inteligência artificial. Ele ressaltou que a economia digital está crescendo mais rápido que a economia global, e a conectividade significativa — que oferece uma experiência segura, satisfatória e acessível — é fundamental para a verdadeira transformação digital.
O Brasil se destacou no G20, especialmente com o programa Norte Conectado, que está instalando 12 mil quilômetros de fibra ótica na Amazônia, promovendo inclusão digital na região. A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, que pretende conectar todas as 138 mil escolas públicas do país até 2026, também foi mencionada como um passo crucial.
Ludmylla Chagas, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério, moderou um painel sobre transformação digital para inclusão e equidade, ressaltando a importância de abordar a inclusão digital de forma integrada, considerando as diversas necessidades regionais e a participação das comunidades marginalizadas.
#JuntosSomosMais! Visite nosso site para mais informações
#ciberseguranca
#cibersecurity
#inovacao
#protecaodedados
#dataprotection
#assesprodf
#defesacibernetica
#juntosmais